Páginas

Loading...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Substantivo Epiceno

Quando estudante do Instituto Universal Brasileiro, vi pela primeira vez o seguinte sobre substantivo epiceno:"Observe o aluno que nos referimos às palavras macho e fêmea como sendo adjetivo. De fato, nesse caso essas palavras são adjetivos e como tal, acompanham o substantivo em seu gênero e número. Assim como vimos, se diz: a cobra macha, a cobra fêmea, o tubarão macho, o tubarão fêmeo. O substantivo cobra é feminino e os adjetivos macha e fêmea com ele concordam, sendo também femininos, apesar de designarem no primeiro caso (cobra macha)um ser do sexo masculino, e no segundo caso (cobra fêmea) um ser do sexo feminino".(Curso Livre de Português, Instituto Universal Brasileiro, Lição 4).

No  Curso de Gramática Aplicada aos Textos, p.289, o Prof. Ulisses Infante diz:"É possível ainda fazer variar em gênero macho e fêmea: cobra macha, jacaré fêmeo, por exemplo".

Ainda temos na Minigramática de Paschoalini e Spadoto, pág. 34:"Epicenos são os substantivos de um só gênero que nomeiam, principalmente, certos animais de ambos os sexos. A identificação do sexo ocorre por meio das palavras macho e fêmea.

Exemplos:

o jacaré (gênero masculino)

o macho do jacaré/ o jacaré macho
a fêmea  do jacaré/ o jacaré fêmea ou fêmeo

a mosca (gênero feminino)

o macho da mosca/ a mosca macho ou macha
a fêmea  da mosca/ o mosca fêmea".

Após consultar vários autores encontrei:"Apesar de serem adjetivos, macho e fêmea não variam em tais casos, porque se trata de uso especial de tais palavras. Não se constrói por exemplo: a barata macha ou o tatu fêmeo, assim como não se diz nem se escreve mulher macha".(Nossa Gramática - teoria e prática, Luiz Antonio Sacconi, p. 116).  Aqui percebemos porque a maioria das gramáticas não trazem essa colocação embora só o Professor Luiz Antonio Sacconi explique qual a razão.

5 comentários:

  1. sossa isso me ajudou muito no trabalho da escola sobre epicenos.brigadãoooo

    ResponderExcluir
  2. muito bom vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado :D
    Precisei desse substantivo epicenos para fazer o meu trabalho de Português do 7°ano.Muito Obrigada!
    Assinado:Shakira Rebeca
    2013
    Tenho 12 anos

    ResponderExcluir

Postagens populares