Páginas

Loading...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sinônimas, Antônimas, Honônimas e Parônimas

1-Palavras Sinônimas.

São palavras que, embora diversas na forma, são semelhantes no sentido.
Exemplos:
lábio e beiço; burro e asno; operário e artífice; fuzil e rifle; leste e oriente; alternar e modificar; consentir e permitir.

O estudo dos sinônimos é importante para o enriquecimento do vocabulário, a elegância do estilo, pois embora as palavras sinônimas possuam um sentido semelhante, há sempre entre elas uma sutil diferença, que as distingue; ademais, para efeito de sonoridade ou ritmo muitas vezes somos obrigados a preferir o emprego de um vocábulo a outro.

2-Palavras Antônimas.

São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado.
Exemplos:
sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte.

A antonomia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bem dizer e maldizer; progredir e regredir; ativo e inativo.


3-Palavras Homônimas.

São aquelas que têm a mesma forma possuindo, porém, significação diferente.
Exemplos:
pregar(fincar pregos) e pregar(fazer sermão); grama(capim) e grama(unidade de peso); fato(acontecimento) e fato(roupa).

4-Palavras Parônimas.

São palavras parecidas na escrita e na pronúncia.
Exempos:
deferir(conceder) e diferir(adiar, discordar); mugir(voz do boi) e mungir(tirar lete); vadear(passar a vau) e vadiar(não trabalhar); eminente(elevado) e iminente(que está próximo).

14 comentários:

  1. Como sou do primeiro ano, nao entendi algumas palavras.. mas, gostei

    ResponderExcluir
  2. gostei,é bem interessante,e consegui aprender o significa as palavras sinônimas,antônimas,homônimas,parônimas

    ResponderExcluir
  3. eu sou do 7º ano e gostei de tudo, obrigado, valeu a pena...

    ResponderExcluir
  4. Sou do sexto ano e muito obrigada,mesmo.
    Consegui terminar minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. gostei das palavras e pexo para mi enviar n meu email

    ResponderExcluir
  6. desireecarmo@hotmail.com19 de junho de 2012 15:36

    nossa ótimos exemplos ,me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  7. eu sou do sesto ano, e muito obrigado pela sua pesquisa

    ResponderExcluir
  8. muito obrigada.estas informações me foram muito uteis e serão.

    ResponderExcluir
  9. Essas pessoas que fazem os comentários deveriam prestar mais atenção na ortografia antes de postar,pois isso informa o seu QI

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Estou cursando letras, e pessoas assim que me fazem prosseguir em meu sonho de lecionar. As crianças de hoje precisam aprender, mas infelizmente alguns adultos já se esqueceram a forma correta de grafar.

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI MUITO DESSA PESQUISA SOU DO SEXTO ANO E ESTAVA COM MUITAS DUVIDAS

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI MUNDO DESSA PESQUISA, VOU PRESTAR VESTIBULAR E ESTAVA COM MUITAS DÚVIDAS.

    ResponderExcluir
  13. Mtu obrigada. Me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  14. bem explicado, simples e objetivo.....show!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postagens populares