Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Contribuição de Douglas Tufano



Doulgas Tufano nasceu na cidade de São Paulo em 1948.  Formado em Letras e Pedagogia pela Universidade de São Paulo, dedica-se ao magistério desde 1969.  Foi professor efetivo da rede oficial de São Paulo.  É autor de "Estudos de Língua Portuguesa - Gramática"; "Estudos de Literatura Portuguesa"; "Estudo de Literatura Brasileira"; "Gramática e Literatura Brasileira".  Os livros referidos já foram utilizados por várias faculdades, especialmente no curso de Letras.

Com a Nova Ortografia, ele publicou o "Guia Prático da Nova Ortografia" da Michaelis.  Aqui ele exibe o seu manual "PORTUGUÊS PRÁTICO: tira - dúvidas de redação"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Licenciatura em Língua Portuguesa no Timor- Leste


O Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões (CLP/IC) de Díli, em Timor-Leste, comemora esta sexta-feira o 10º aniversário da inauguração das suas atuais instalações.

Para assinalar esta data, terá lugar um evento que reúne professores, alunos e funcionários e vai contar com membros da Embaixada de Portugal em Díli e de elementos da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL).

Em declarações ao site do Instituto, Elísia Ribeiro, atual responsável do CLP/IC realçou que "ao longo destes dez anos, o Centro de Língua Portuguesa tem sido um espaço de partilha e de aprendizagem, que serve não só os alunos da licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, mas também os discentes e docentes de outras licenciaturas e toda a comunidade timorense e estrangeira".

Em cooperação com a Universidade Nacional de Timor-Leste, o Instituto Camões desenvolve atividades centradas no ensino da disciplina de Língua Portuguesa, não só em termos de formação superior como de cursos extracurriculares frequentados por alunos e até deputados e funcionários do Parlamento Nacional.

O Instituto Camões iniciou o seu trabalho em Timor-Leste em 2000 e desde essa data 81 timorenses concluíram a sua formação superior nesta área: 45 licenciados e 36 bacharéis.

A celebração do 10º aniversário do Centro de Língua Portuguesa coincide, aliás, com a cerimónia de graduação de mais oito licenciados em Ensino da Língua Portuguesa na UNTL, que esta sexta-feira recebem o seu diploma e vão dinamizar o evento com a declamação de poesia e momentos musicais envolvendo o Português.


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pasquale entrevista Dad Squarisi

No programa apresentado pelo Professor Pasquale Cipro Neto, Dad Squarisi fala sobre sua experiência como consultora legislativa. Um requisito importante que ela chama a atenção é a formação em Letras.  Ela é Graduada em Letras pela UNB e fez Especialização em Linguística e Mestrado em Teoria da Literatura. Foi professora de língua portuguesa e literatura brasileira em todos os níveis de educação. Lecionou as mesmas disciplinas em centros de estudos brasileiros no exterior e no curso de formação de diplomatas  - Instituto Rio Branco (MRE). Exerceu a função de consultora legislativa no Senado Federal.

Atualmente, é editora de Opinião do Correio Braziliense, comentarista da TV Brasília e professora de edição de textos do Centro Universitário de Brasília. Assina a coluna Dicas de Português, publicada em 15 jornais do país. E a coluna Na Ponta da Língua, publicada no suplemento infantil Super, do Correio Braziliense, e Língua Solta, destinada a pré-vestibulandos, veiculada pelo Correio Braziliense e Estado de Minas.

Participa de bancas examinadoras de concursos e ministra palestras sobre comincação e expressão oral e escrita.

Tem obras publicadas:

.Dicas da Dad, Editora Contexto;

.Mais Dicas da Dad, Editora Contexto;

.A Arte de Escrever Bem, Editora Contexto;

.Manual de Redação e Estilo - um guia para jornalistas e profissionais do texto, Associados:

.Escrever Melhor, Editora Contexto;

.Deuses e Heróis - mitologia para criança, L G E Editora.


http://stat.correioweb.com.br/blogs/perfildad2.pdf

Postagens populares