Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Museu da Língua Portuguesa do Maranhão


Nasce no centro histórico de São Luís, no Maranhão, na esquina da Rua do Giz com a Rua Direita, o segundo Museu da Língua Portuguesa. Orçado em R$ 22 milhões, ele ocupará os 1.800 metros quadrados do antigo Liceu Maranhense - edifício que está sendo restaurado desde o fim do ano passado - e terá um conteúdo muito semelhante ao Museu da Língua Portuguesa de  São Paulo.

"Não se trata de uma filial, mas de duas instituições irmãs", diz Ricardo Piquet, diretor da Fundação Vale, que idealizou e, agora toca o projeto. "Vamos ter em São Luís espaços semelhantes aos de São Paulo, com a antropologia da língua, mas também queremos trazer o viés neurolinguístico do aprendizado".
E o novo museu já tem curador.

Jarbas Mantovanini, que foi o coordenador de conteúdo do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Futebol, em São Paulo, acaba de assumir o posto à frente do museu maranhense:"Lá, haverá muitas experiências individuais e coletivas com estímulo à interatividade", adianta Mantovanini.

"Teremos exposições sobre a trajetória do idioma, tentando responder à pergunta mais antiga sobre como surgiram as diferentes línguas e trataremos de abordar a trajetória artística da nossa língua. Assim como em São Paulo, buscaremos, no Maranhão, a difusão e valorização dela".

A Fundação Vale traz fortes parcerias para a concepção museugrafica do novo espaço. Entre os parceiros estão a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Instituto Camões e a Fundação Calouste Gulbenkian, tudo voltado para a promoção e valorização da língua portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa do Maranhão tem inauguração prevista para novembro de 2013, é um dos projetos culturais em andamento para comemorar os 400 anos de São Luís, celebrados no proximo mês de setembro.



Fonte: http://www.nopatio.com.br/cultura/maranhao-tera-museu-da-lingua-portuguesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares