Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Moçambique e o Acordo Ortográfico



O Governo de Moçambique, no último dia 8 de junho, ratificou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, seguindo os exemplos do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe Timor Leste. Esta medida aconteceu no período em que o país assumir a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no próximo mês de julho.

Com a aprovação do Acordo Ortográfico pelo Conselho de Ministros do país, o representante da àrea de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi falou sobre o desafio da implementação. "Falamos a língua portuguesa, mas com algumas características próprias. Temos um grande peso das línguas nacionais. Como é que isso interage com este Acordo Ortográfico? E depois, é a questão de sua ampla divulgação. Está aqui um imenso trabalho a fazer entre a ratificação, e a plena entrada em vigor", disse o chefe da diplomacia moçambicana.

O Protocolo Modificativo foi assinado por todos os países lusófonos, mas apenas ratificado inicialmente por Brasil e Cabo Verde, e, em agosto de 2006, foi ratificado por São Tomé e Príncipe.

Em Portugal, o Acordo Ortográfico foi ratificado pelo parlamento em maio de 2008 e promulgado pelo Presidente da República no mesmo ano. Brasil e Portugal já colocaram o Acordo Ortográfico em vigor, permitindo um prazo de adaptação.

O parlamento do Timor-Leste, país que entrou para a CPLP em 2002, ratificou o Acordo em 2009. Em Guiné-Bissau, a Assembleia Nacional Popular aprovou o documento também em 2009. Angola é o único país da CPLP que ainda não aprovou o Acordo Ortográfico.

Fonte: http://www.unilab.edu.br/noticias/2012/06/11/mocambique-ratifica-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares