Páginas

Loading...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A Nova Ortografia deve ser corrigida



Hoje (01/01/2-013) deveria entrar em vigor apenas a nova ortografia, mas com o Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012, a data da entrada definitiva ficou para 1º de janeiro de 2016. Entretanto, o que estão divulgando em vários sites e blogs é que será um prazo maior de adaptação. Quando houve a proposta de adiamento, houve também a proposta de uma revisão. Caso isto não ocorra,  seria melhor ficar com a Ortografia de 1971. Para aquela Reforma houve a participação da Academia Brasileira de Filologia, da Academia Brasileira de Letras, da Academia das Ciências de Lisboa, do Conselho Federal de Educação, do Conselho Federal de Cultura e de uma Assessoria Parlamentar de filólogos renomados para aquele momento. Trabalhara durante 4 anos na elaboração da Reforma Ortográfica.

Agora que se trata de um Acordo Ortográfico adotado entre 8 países, no Brasil, apenas a Academia Brasileira de Letras elaborou o VOLP e tomou parte no processo do Acordo. Evanildo Bechara e Domício Proença, ambos da Academia Brasileira de Letras, são também membros da Academia Brasileira de Filologia.

Bechara é Bacharel e Licenciado em Letras Neolatinas, com Aperfeiçoamento em Filologia Românica, e Doutor em Língua Portuguesa, ao passo que Domício Proença Filho é Bacharel  e Licenciado em Letras Neolatinas, com Especialização em Língua e Literatura Espanhola e Doutor em Literatura Brasileira.

Os outros membros da Academia Brasileira de Letras não têm como participar de um trabalho como o da elaboração do VOLP. Quanto aos membros da Academia Brasileira de Filologia, tanto Bechara quanto Domício Proença só são membros porque todos os membros são especialistas na área.

Se não for levado em conta o preparo dos especialistas,é melhor rasgar o Acordo por ser confuso e inválido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares