Páginas

Loading...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Apresentação da 5ª edição do VOLP



Esta 5ª edição do Vocabulário da Língua Portuguesa(VOLP)incorpora as Bases do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa aprovado em Lisboa aos 12 de outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, com a adesão da delegação de observadores da Galiza. Com este projeto aprovado, a língua portuguesa deixa para trás a condição de um idioma cujo peso cultural e político encontra, na vigência de dois sistemas ortográfico oficiais, incômodo entrave a seu prestígio e difusão internacional.

Graças à contribuição de nossos lexicógrafos e à colaboração sempre bem recebida dos consulentes do VOLP e do programa ABL responde, esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes de algumas novas normas ortográficas.


Ao oferecer ao público esta 5ª edição do VOLP, esperamos continuar cumprindo a tarefa que à Casa Machado de Assis lhe foi conferida pelo governo brasileiro.

Cícero Sandroni

Presidente da Academia Brasileira de Letras


Fonte: http://www.academia.org.br/abl/media/Apresentação%205ª%20dição.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares