Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Manuel Alegre considera "autoritária e arrogante" a posição de ministro


As declarações do ministro do Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, sobre o acordo ortográfico, afastando a possibilidade de sua revisão, irritaram Manuel Alegre. O escritor e ex-deputado, que na tarde do mesmo dia esteve no Parlamento, na Comissão de Cultura, falando de ortografia, integrando uma delegação da Academia das Ciências de Lisboa, diz ao PÚBLICO:"O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que rejeita a revisão do acordo ortográfico. Eu rejeito essa forma de rejeição, porque a considero autoritária e arrogante, dogmática e deselegante para com a Academia das Ciências". Alegra insiste ainda num ponto que também já foi abordado e explicado no Parlamento:"A Academia, que é, de acordo com a lei, conselheira do governo em matéria de língua, não foi ouvida nem procurada no que diz respeito ao acordo. E limitou-se a apresentar, agora, um conjunto de sugestões indicativas para que se começasse a debater este assunto e para tentar melhorar, se possível, um acordo que nasceu mal, um acordo cheio de falhas".

Manuel Alegre, ao falar na comissão, na tarde de terça-feira, lembrou que como deputado do PS tinha votado contra o acordo (ele é também subscritor de um manifesto que apela à sua revogação), mas acrescentou que como membro da Academia das Ciências, estava ali "com a melhor da boa vontade". Agora diz:"Esta posição do ministro, que fala em nome do Governo, revela também um grande desprezo por todos aqueles que têm oposto desde o princípio a este acordo. Desprezo por escritores, por gente de letras,por acadêmicos, por professores e por cidadãos que manifestaram a sua oposição a este acordo, que está fragmentando a língua e dividindo os portugueses....", Mas como como a posição da Academia é abrir um debate sobre o acordo, corrigindo nele pelo menos os pontos que considera mais graves, Manuel Alegre entende que a posição do Governo devia ser outra. "Devia aconselhar-se com o Presidente da República, que já manifestou o seu desagrado em relação a este acordo".

Fonte: https://www.publico.pt/2017/02/08/culturaipsilon/noticia/1manuel-alegre-considera-autoritaria-e-arrogante-posicao-de-santos-silva-sobre-o-ao-1761296

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares