Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acordo Ortográfico pode ser suspenso em Portugal




Deputados do PSD/Açores na Assembleia da República defendem que a aplicação do Acordo Ortográfico deve ser suspensa em Portugal.

Num documento remetido ao ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, os deputados Mota Amaral, Joaquim Ponte e Lídia Bulcão defendem que "agora que a aplicação do Acordo Ortográfico se tornou obrigatória nos documentos oficiais, vai surgindo com evidência o empobrecimento da língua portuguesa dele decorrente, o que causa profundo desgosto a muitos dos nossos concidadãos da Região Autonoma dos Açores".

Os parlamentares referem que o Acordo Ortográfico é mais uma herança "socratiana" cuja entrada em vigor foi "apressada" sem que existam razões para que tal aconteça.

"Foi apressada a entrada em vigor do Acordo, apesar de a maior parte dos países em que o português é a língua oficial não ter dado mostras de querer aplicar regras tão insanas e ainda por cima confusa" refere o documento.

Para além de pretenderem saber quais as vantagens da aplicação do Novo Acordo Ortográfico, os deputados açorianos questionam o ministério de Paulo Portas se pretende ou não suspender a sua aplicação em território nacional. Perguntam se a aplicação da nova ortografia surge apenas para satisfazer a vontade do Brasil ou se tal resulta em algum benefício para Portugal no que se refere ao acesso ao mercado editorial daquele país por parte dos autores nacionais.

Fonte: http://ilcao.cedilha.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares