Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Colaboração entre Cabo Verde e Timor Leste



Um protocolo de cooperação entre Cabo Verde e Timor-Leste vai  permitir às universidades cabo-verdianas receberem estudantes timorenses e o envio, para Díli, de docentes de Língua Portuguesa. O documento foi assinado em 16 de junho do corrente ano, pelos ministros da Educação timorense, João Cândido Freitas, e cabo-verdiana, Fernanda Marques, o acordo visa a apoiar o ensino de português ao longo das duas décadas.

O Ministro João Cândido Freitas, avaliou de forma muito positiva o desenvolvimento do ensino cabo-verdiano e disse à Agência Lusa: "Na área da educação, queremos contar, a partir de 2013, com professores cabo-verdianos para o reforço e reintrodução da Língua Portuguesa em Timor-Leste. Já temos Portugal e Brasil e queremos agora Cabo Verde na formação de professores. Temos 12.000 professores e 85% deles não são qualificados no domínio da Língua Portuguesa".

Ainda informou que, em breve, irá a Cabo Verde uma delegação técnica do Instituto de Formação de Professores timorense.

A Ministra de Educação cabo-verdiana, Fernanda Marques, disse ser um privilégio para Cabo Verde apoiar os parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ao lado de Portugal e Brasil na promoção e na reintrodução da Língua Portuguesa em Timor-Leste.

Fonte: http://iilp.wordpress.com/2012/06/24/cavo-verde-junta-se-ao-brasil-e-portugal-para-ensinar-a-lingua-portuguesa-em-timor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares