Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

José Sarney e o descaso com o Acordo Ortográfico


José Sarney de Araújo Costa nasceu em Pinheiro (MA), a 24 de abril de 1930. bacharelou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953. época em que ingressou na Academia Maranhense de Letras. Ingressou na carreira política em 1954, quando filiado ao Partido Social Democrático (PSD), foi eleito suplente de deputado federal. Assumiu pela primeira vez a vaga na Câmara dos Deputados em 1955.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 17 de julho de 1980 e recebido em 6 de novembro de 1980, passando a ocupar a Cadeira nº 38. José Sarney é também membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Em 15 de março de 1985, por motivo da Morte de Tancredo Neves, assumiu a Presidência do Brasil.

No ano de 1986, aconteceu o Encontro para a Unificação da Língua Portuguesa, que reuniu no Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Letras, por iniciativa de José Sarney e operacionalização do filólogo Antônio Houaiss, representantes convidados de seis das  sete nações lusófonas que à época, adotavam o português como língua oficial: Brasil, e Portugal, Angola, cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. (Cf. Proença, Domício Filho. NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Domício Proença Filho, p 29).

José Sarney nunca participou das audiências públicas realizadas em 04 de novembro de 2009, 04 de abril de 2012 e 29 de agosto de 2012. Outros senadores se posicionaram, a Academia Brasileira de Letras não esteve presente, uma prova de que não ligam nem um pouco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares