Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Língua Portuguesa na era Digital



Antonio Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é o coordenador do estudo agora publicado como livro branco, sob o título "A Língua Portuguesa na Era Digital", pela editora internacional Springer Velag.

"Apesar de ter um grande número de falantes em nível mundial, com 220 milhões, se não forem tomadas certas medidas, corremos o risco de o português perder relevância na sociedade de informação", disse o responsável à agência Lusa, antes do lançamento da obra, na Fundação Calouste Guilbenkian.

"A Língua Portuguesa na Era Digital" faz parte de uma coleção de livros brancos sobre "As Línguas na União Europeia da Sociedade de Informação", resultado de um projeto que abrange 30 línguas europeias.

Este estudo foi realizado por duzentos especialistas pela META-NET, uma rede europeia que engloba 53 centros de investigação em 34 países.

Questionado pela agência Lusa sobre a posição da língua portuguesa neste universo, Antonio Branco revelou que "há muitos  hiatos entre o inglês e qualquer outra língua. Em particular, em relação ao português, o hiato é maior".

"O inglês surge com 943 referências, e o português com 47 referências", disse à Lusa.

O livro, sublinhou Antonio Branco, foi feito com o objetivo de trazer ao conhecimento do público em geral, das comunidades dos linguistas, dos jornalistas, e dos decisores políticos em que consiste
a tecnologia da linguagem e a sua importância no futuro das línguas, em particular, o português.

Na obra também estão incluídas as recomendações sobre as medidas mais urgentes a serem tomadas nessa área, sobretudo com a articulação de política de língua, e de política de investigação e desenvolvimento de investigação científica, com programas específicos multidisciplinares.

Fonte: http://blog.lusofonias.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares