Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Acordo Ortográfico valerá a partir de 2016


A obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa valerá a partir de 2016, conforme informou o Itamaraty. As novas regras que alteram a grafia em 0,5% das palavras em português deveriam ser implantadas em 1º de janeiro de 2013, no entanto, uma minuta de decreto foi enviada à Casa Civil, e agora aguarda a assinatura da presidente Dilma Rousseff.

Com o adiamento, continuará sendo opcional usar, por exemplo, o trema, os acentos agudos nos ditongos abertos em palavras como idéia. Mesmo que jornais, livros didáticos e documentos oficiais já tenham adotado o Acordo Ortográfico, novas alterações deverão ocorrer até 2016.

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) defendeu o adiamento e disse:"Há muita insatisfação. Ganhamos tempo para refletir, discutir e reduzir o número de regaras irracionais". Ele defende a prorrogação de audiências públicas para com professores e embaixadores dos países de língua portuguesa no Senado. De acordo com o Itamaraty, a decisão é diplomática, já que o governo quer sincronizar as mudanças com Portugal. Assim como o Brasil, Portugal aderiu às mudanças em 2008, mas não definiu um período de transição.

O representante brasileiro na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Pedro Motta, falou a respeito do novo Acordo:"É muito difícil querer que o português jeja língua oficial nas Nações Unidas se vão perguntar:"Qual português que vocês querem?".

Fonte: http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/novo-acordo-ortografico-podera-ser-obrigatorio-apenas-em-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares