Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Discutir Novo Acordo Ortográfico


Dois professores brasileiros sugeriram hoje na Assembleia da República a constituição de um plano de trabalho e de um sítio na internet dirigido a todos os países lusófonos para discutir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Na sua primeira visita oficial a Lisboa em representação do grupo de trabalho do Senado Federal do Brasil sobre o AO, Ernani Pimentel, professor de português, e Pasquale Cipro Neto, também professor de português e colaborador da Folha de São Paulo, compareceram esta tarde perante a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, do parlamento português, para avaliar a disposição em reabrir o debate sobre o acordo.

O plano apresentado sugere entre alunos e professores de todos os países lusófonos "sobre atitudes ortográficas e simplificadoras" durante o primeiro semestre de 2014. Em agosto, cada país deverá reunir as suas sugestões, que, por fim, serão abordadas num "Simpósio Linguístico-Ortográfico" organizado pela Academia de Letras de Brasília em setembro de 2014.

Na exposição perante a comissão, na presença da deputada Rosa Arezes (PSD),  Gabriela Canavilhas (PS),Michael Seufert (CDS/PP), Miguel Tiago (PCP) e Luis Fazenda (BE), os dois professores protagonizaram uma autêntica lição de ortografia e semântica e não pouparam um AO onde "há situações sem respostas".

"Há diferenças entre o texto e o que foi feito com ele. Reformar a reforma, que contém uma série de incorreções, é a proposta", sublinhou Pasquale Cipro Neto na sua intervenção.

Já Ernani Pimentel, que também coordena o grupo de trabalho do Senado Brasileiro, alertou para a necessidade de os professores "entenderem" o que ensinam e não se contradizerem, "para que os alunos não deixem de acreditar neles", e admitiu "casos de alunos na universidade brasileira com inúmeros erros de ortografia numa redaçãoe nota máxima".

Fonte:http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/linguistas-brasileiros-sugerem-plano-a-portugal-para-discutir-novo-acordo-ortografico-no-espaco-lusofono/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares