Páginas

Loading...

sábado, 16 de novembro de 2013

Ernani Pimentel em Portugal


A página Simplificando a Ortografia visa estabelecer o "diálogo" sobre o tema e de "abrir um ponto de debate para que os representantes de todos os países de língua portuguesa possam emitir sua opinião", explicou Ernani Pimentel à Lusa.

O linguista, que é presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa da Academia de Letras de Brasília, liderou o "Movimento Acordar Melhor", que resultou num livro em 2008, com críticas ao Novo Acordo Ortográfico, e conseguiu 23 mil assinaturas contra as novas regras.

O abaixo-assinado foi enviado à Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado e isto resultou no adiamento da obrigatoriedade do novo acordo no Brasil de janeiro de 2013 para janeiro de 2016.

"Agora partimos para o plano internacional, com o 'Simplificando a Ortografia'. Não nos interessa jogar pedras, mas buscar medidas concilitórias e evolutivas. A nossa intenção é adequar o acordo antes que ele seja obrigatório", afirmou. 

A reunião conjunta de sugestões ocorrerá até o fim do primeiro semestre de 2014, para que o documento possa ser apresentado em setembro do mesmo ano, quando terá lugar um simpósio linguístico-ortográfico da língua portuguesa em Brasília.

O linguista chega a Portugal no dia 15, e faz uma conferência na Assembleia da República. Ernani Pimentel afirmou que estará disponível para conversar também em universidades, academias de letras e escolas de segundo grau. Entre os dias 25 e 28 de novembro, também estará o professor Pasquale Cipro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares