Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Acordo Ortográfico debatido em Coimbra



A Casa de Cultura em Coimbra foi palco, na tarde de sábado (17/03/2012), de uma sessão onde se debateu o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Numa iniciativa do filólogo Fernando Paulo do Carmo  Baptista, e que contou também com as colaborações de Leocádia Regalo (Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra) e Maria Regina Rocha (Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa. Mestra em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), a conferência visou, sobretudo, elucidar as 50 pessoas presentes sobre os problemas da escrita e da oralidade que advêm do Novo Acordo Ortográfico que entrou em vigor no início do presente ano.

O inspetor jubilado do Ministério da Educação, investigador e escritor foi mais longe, e deu corpo ao título da própria conferência, "Acordo Ortográfico: SOS" pelas matrizes profundas da Língua Portuguesa", afirmando que o documento quebra as regras da cidadania:

-A língua é nosso cartão único de cidadania à escola planetária! Tem que se defender com um coração inteligente e de forma intransigente o nosso ADN identitário. Está em causa genealogia da Língua Portuguesa que, nestes novos moldes, corre sérios perigos.

Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=321499

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares