Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasileiros querem revisão do Acordo Ortográfico


No Brasil, o Movimento Acordar Melhor propõe uma simplificação na ortografia. Para debater sobre o este tema, houve no dia 4 de novembro de 2009 uma Audiência Pública na Comissão de Educação e Cultura, no Senado Federal.  À mesa estavam o Professor Ernani Pimntel, representante do Movimento Acordar Melhor; o Professor Leodegário Amarante de Azevedo Filho, Presidente de Honra da Academia Brasileira de Filologia e Walter Esteves Garcia, representante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.

O senador Flávio Arns, ficou impressionado com a exposição feita sobre o texto oficial do Acordo Ortográfico e do Vocabulário Ortográfico incompatíveis entre si e com a proposta inicial: o Acordo.

Outro integrante do Movimento Acordar Melhor, o Procurador da Fazenda Nacional, Dr. Fabrício Sarmanho, que é  Especialista em Direito Constitucional pela Unisul e pela Universida Castilla - La Mancha, na Espanha, aponta as incoerências do ponto de vista jurídico.

No dia 20 de novembro de 2009, por ocasião das festividades dos 50 anos da Capital Federal, o Professor Ernani Pimentel participou de um Congresso de Língua Portuguesa, em Brasília, promovido pela Academia Brasileira de Letras e pela Universidade Católica de Brasília, Na ocasião, estavam presentes representantes dos 8 países lusófonos. O Professor João Malaca Casteleiro e o Professor Evanildo Bechara ouviram as críticas que o Professor Ernani Pimentel fez ao Acordo Ortográfico e também em relação ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

No dia 19 de outubro de 2011, aconteceu outro debate sobre o Acordo Ortográfico, na Universidade de São Paulo com o palestrante do Movimento Acordar Melhor. Professores da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade Estadual Paulista, além de jornalistas e universitários estavam presentes e assinaram o Manifesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares