Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Francisco José Viegas e o Acordo Ortográfico





Licenciado em Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade  Nova de Lisboa em 1983, Francisco José Viegas foi assistente de Linguística na escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, até 1987.

Como secretário de Estado e Cultura do seu pais, expressou seu desejo sobre o Acordo Ortográfico que, pelo que ele falou numa entrevista televisiva, precisa ser revisado pelos especialistas dos oito países da CPLP.  Segundo ele, que é linguista, "isso não depende do poder político, mas dos especialistas e acadêmicos. Não pode ser o poder político a alterar, são as academias (Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa) que têm de fazer esse trabalho".

O linguista afirmou ainda que a possibilidade de alterar o Acordo estava prevista:"Temos um quadro que nos impõe que até 2015 o acordo esteja completamente implantado. Até dezembro de 2012 podem ser feitas algumas sugestões de alterações".

Bom, primeiro precisamos deixar claro que ele fala de Portugal e em parte podemos concordar com ele, porque concordamos que a Academia Brasileira de Letras ea Academia das Ciências de Lisboa façam a revisão do Acordo Ortográfico, entretanto, não sendo formada apenas por especialistas,  a  ABL deve contar com a Academia Brasileira de Filologia e a Associação Brasileira de Linguística porque são  exatamente elas que têm especialistas formando todo o quadro de seus membros.

Enquanto em Portugal a Academia das Ciências de Lisboa poderia contar com os especialistas do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e com a Associação Portuguesa de Linguística..

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/03/03/portugal-sugere-alteracoes-em-acordo-ortografico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares