Páginas

Loading...

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bechara faz Palestra sobre o Acordo Ortográfico



Evanildo Bechara defendeu a implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, apesar de considerar que o Brasil cedeu demais no acordo. O filólogo fez palestra que encerrou o ciclo Entre a Gramática e a Linguística, realizada no dia 18 de setembro de 2012 na sede da Academia Brasileira de Letras.

O Acordo assinado em setembro de 2008 deverá entrar em vigor de forma plena em 1º de janeiro de 2013. Dos oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apenas Angola não aderiu ao documento.

Bechara explicou que os linguistas de Portugal, mesmo quando defendiam a manutenção do acordo ortográfico anterior, de 1945, não apresentavam uma quantidade grande de alterações ortográficas em seu país com o novo acordo, principalmente se comparado ao português brasileiro.

Segundo o acadêmico, quem mais cedeu no acordo foram os brasileiros, principalmente nas regras da hifenização e acento diferencial. Apesar disso, Bechara considera o acordo benéfico, pois, para ele, trata-se de uma atualização necessária da própria língua portuguesa.

Fonte: http://www.assufemg.org.br/2012/09/brasil-cedeu-mais-que-portugal-no-acordo-ortografico-diz-membro-da-academia-brasileira-de-letras/#more-5340

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Postagens populares